quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Para pessoas com tempo para ler

Todos os noticiários (menos o Brasil Urgente, porque não envolve sangue) estão comentando sobre um assunto que repercutiu nesses dias que passaram: os documentos revelados pelo WikiLeaks (organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, eposts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas sobre assuntos sensíveis). Editei da Wikipedia a explicação ssh

É assim, imagina que você é um nome importantíssimo no seu colégio, faculdade ou trabalho e tem muitos colegas e alguns inimigos. Repentinamente, um colega que ia passando acha um caderno que pertence a você, nesse caderno você fala mal de todo mundo e seu colega, muito gente boa, expõe na internet para todos.

Foi o que aconteceu com os EUA depois que o site WikiLeaks revelou documentos onde líderes americanos avacalham com líderes e fatos de outros países. TENSO.

Exemplos:
Nicolas Sarkozy (França) é visto como "suscetível e autoritário"
O presidente venezuelano é citado como "louco"
O irmão do presidente afegão é descrito como "corrupto e traficante de drogas" (bem Brasil o negócio)
Pedido de informações sobre a saúde mental de Cristina Kirchner (Argentina)




Para o Brasil sobrou ter o Itamaraty (não é um nome de mau gosto, é o Ministério de Relações Exteriores) visto com "antiamericano" e mais alguns políticos nossos foram zuados (Celso Amorim, Nelson Jobim e outros)

Ah, também é importante dizer que o fundador do WikiLeaks não é nenhum herói revelador do mundo, pelo menos é o que dizem as notícias: O fundador do Wikileaks, o australiano Julian Assange, tornou-se o inimigo número um da diplomacia internacional. Ele está sendo procurado pela Interpol por ser acusado de violentar duas mulheres na Suécia. Julian ameaça soltar milhões de documentos secretos. E a próxima vítima seria um grande banco aqui dos Estados Unidos."


Achei ele tipícamente assustador:

Medo. E isso no pescoço dele? Não sabe fazer a barba? Levou uma mordidinha? E essa cara de "sou o ator que vai fazer o pedófilo da novela"

Bem, já fui bem nerd hoje explicando esse assunto.

Fontes do post de hoje: G1, Diário do Nordeste e Jornal Floripa

Até a próxima.

2 comentários:

Carllos Augusto disse...

Ae não vai querer a parceria? =D

http://saponoiado.blogspot.com/

Paulo Cesar PC disse...

Olá, muito obrigado por ser uma seguidora, não do meu blog, mais do nosso, afinal, eu não escrevo pramim.
Gostei do seu blog. Da maneira bem elaborada dos comentarios e da narrativa que descreve. Passei a ser um seguidor, não pelo simples fato de você seguir o blog que escrevo,mais sim, por me sentir interessado pelo blog que você escreve. Parabens, gostei do seu blog. De verdade.